Você sabia que o maior baile de gala do carnaval brasileiro do mundo não é realizado no Brasil?

Maior Do Mundo

Então tome nota: o Brazilian Carnival Ball existe há 44 anos e é um evento vitorioso de Toronto, Canadá. Criado pela mineira, a saudosa, Anna Maria Marcolini Guidi de Souza, o baile é beneficente e reúne anualmente cerca de dois mil convidados que desembolsam quinze mil dólares pela mesa mais barata. Em mais de quatro décadas, essa entidade filantrópica internacional bateu um recorde em contribuições e patrocínios: o baile se classifica entre as maiores galas beneficentes do mundo, a mais importante do calendário oficial canadense e o maior baile anual de carnaval brasileiro do planeta.

A existência de um baile de carnaval brasileiro tão importante no Canadá se deve ao empenho e dedicação da saudosa Anna Maria, de tradicional família mineira, filha de fazendeiros de café, nascida em São Sebastião do Paraíso. Anna Maria se radicou em Toronto em 1965, iniciou o Brazilian Carnival Ball no subsolo de uma igreja portuguesa em 1966 e conseguiu transformá-lo no baile de gala brasileiro mais importante do mundo.

Evento Anual

Beneficiando obras nas áreas de cultura, saúde, pesquisa científica e assistência social, o Brazilian Carnival Ball contempla, a cada ano, um beneficiado brasileiro e um canadense. Em 2010, o Quadragésimo Quarto Brazilian Ball se realizou no dia 08 de maio, arrecadando 3 milhões de dólares para o Toronto East General Hospital, um hospital-escola coligado com a Universidade de Toronto que, além dos propósitos educacionais, também oferece atendimento completo à uma população de quase meio milhão de pessoas de 45 diferentes grupos culturais.

Em 44 anos de existência o Brazilian Ball arrecadou mais de 57 milhões de dólares e desde 2001 cada baile supera a cifra de dois milhões.

De Souza Institute

Em 2008, o Ministério da Saúde e da Província de Ontário no Canadá no intuito de homenagear o legado de Anna Maria de Souza criou o de Souza Institute com uma doação inicial de 15 milhões de dólares.

O de Souza Institute é um centro inovador de aprendizagem dedicado a melhorar o tratamento do câncer, através da excelência em enfermagem oncológica. No mundo inteiro, a demanda por enfermeiros com competências especializadas em oncologia continua a crescer. O instituto ampliará sua missão internacionalmente e o Brasil será o primeiro pelo fato de ser a terra natal de Anna Maria.

2010 Video Institucional

Apresentacao

PowerPoint Link

 

2011 Baile

O Quadragésimo Quinto Brazilian Carnival Ball se realiza no dia 16 de abril, em Toronto, e beneficia o Royal Ontário Museum, um dos mais importantes museus do planeta nas áreas de história natural e cultura mundial. O Brazilian Ball também está pesquisando uma entidade brasileira para ser o beneficiado brasileiro em 2011.

Para maiores informações do Royal Ontário Museum, favor acessar:http://www.rom.on.ca/

 

2010 Baile

LUIZA BRUNET, GRANDE RIO E DESFILE VICTOR DZENK SE DESTACAM NO QUADRAGESIMO-QUARTO BRAZILIAN BALL

O quadragésimo-quarto Brazilian Carnival Ball, maior e mais espetacular gala brasileiro do mundo, aconteceu no dia 08 de maio em Toronto, Canadá. Uma noite repleta de música, fantasias, artistas brasileiros, glamour e carnaval em prol da arrecadação de fundos para o Toronto East General Hospital, um hospital-escola coligado com a Universidade de Toronto que, além dos propósitos educacionais, também oferece atendimento completo à uma população de quase meio milhão de pessoas de 45 diferentes grupos culturais. Três milhões de dólares foram angariados e 1800 convidados participaram – entre empresários, personalidades e celebridades internacionais – pagando entre doze mil dólares pela mesa mais barata e quinhentos mil dólares pela mais cara. A noite proporcionou glamour brasileiro, muito luxo e animação.

A saudosa mineira Anna Maria Marcolini Guidi de Souza, fundadora do baile, com seu grande empenho e determinação é a responsável pelo sucesso estrondoso do Brazilian Ball. Sua incrível dedicação fez com que conseguisse arrecadar a cifra de quase 60 milhões de dólares para várias instituições no Canadá e Brasil, tudo isso através da magia do samba, tornando o baile uma das maiores galas beneficentes do mundo.

A marca do baile é sua brasilidade, onde o autêntico samba de raiz se mistura ao glamour brasileiro. Cerca de 100 performers, escolhidos em seleções por todo o Brasil, deram à festa o verdadeiro clima do carnaval brasileiro. Modelos, atores, bailarinos e sambistas emprestam seu carisma para um público emocionado, mostrando toda a diversidade cultural de nosso país. O eclético elenco incluiu, entre outros, a Musa da Unidos da Tijuca, Patrícia Chélida; a destaque premiada dos Carnavais do Rio e São Paulo, a esfuziante, Ivi Mesquita; o ex Mister Mundo, Gustavo Gianetti; as estrelas do Zorra Total, Gisele Ingrid e Beth Raposo; a modelo transexual do momento, Patrícia Araújo; os modelos internacionais, Arruda Junior e Roni Mazon; o Mister Brasil, Jonas Sulzbach; a Miss Brasil Mundo, Luciana Bertolini; o acrobata do Cirque de Soleil, Elder de Oliveira; Denise Ribeiro, Miss Brasil Américas; Anabel Solis, Miss México; e a globeleza Aline Prado; a ex-Big Brother Josiane Oliveira. O cobiçado posto da Rainha do Baile este ano pertenceu a musa eterna do carnaval, Luiza Brunet.

O renomado decorador luso-canadense Luis de Castro mandou do seu atelier no Rio de Janeiro, para Toronto cerca de 20 mil metros de painéis de decoração, trazendo o tema da flora e fauna amazônica. Dentro desse ambiente florestal, o estilista mineiro Victor Dzenk apresentou uma coleção exclusiva Borboletas do Amazonas. Foram transportados para o Canadá mais de seis mil quilos de acessórios, fantasias e adereços sob a curadoria dos tarimbados carnavalescos, Milton Cunha, Fernando Magalhães e Hermínia Paiva.

A atração espetacular da noite foi a exclusiva participação da Escola de Samba Grande Rio, que levou de Caxias para Toronto seu requinte, glamour e exuberância destacando o puxador Wantuir de Oliveira, o principal destaque Danilo Gayer, o corégrafo Bira Dance, os primeiros passistas Luidy e a Feiticeira. A delegação foi comandada pelo Diretor de Carnaval, Peracio, o carnavalesco Cahê Rodrigues e a Primeira Dama da escola, Simone de Oliveira.

Assim como no carnaval a equipe brasileira do Brazilian Ball trabalha o ano inteiro para uma noite que encanta a todos os convidados com magia e descontração. Mas com um grande diferencial: a solidariedade. Como muito bem resumiu Anna Maria em sua ultima entrevista:
“ Nosso trabalho tem sido reproduzir no Canadá a descontração e a alegria que marcam a festa brasileira. E transformamos tudo isso em solidariedade. Fazemos do carnaval um momento de diversão, esperança e ação social. Quando criei o baile nunca imaginei que ele teria tanta importância dentro e fora do Canadá. Se tivesse que resumir esse sucesso tão estrondoso diria apenas: as árvores grandes crescem de sementes pequenas.”

 

Reportagens e Coburtera

  1. REVISTA CARAS, sobre o Baile 2010.http://www.caras.com.br/edicoes/863/textos/21546/
  2. Excelente vídeo feito pelo carnavalesco Milton Cunha.http://terratv.terra.com.br/Noticias/O-Dia/4485-306627/Luiza-Brunet-no-maior-baile-de-gala-do-mundo.htm
  3. Vídeo da Brasil News, jornal da comunidade brasileira de Toronto.http://www.youtube.com/watch?v=mxnkldaMCyI
  4. Site brasileiro baseado no Canadá Fotos e matéria.http://www.oitoronto.ca/8840/o-maior-baile-de-carnaval-brasileiro-do-planeta/
  5. Misses e Misters agitam baile do Canadá http://www.grau10.net/bcb2010.html
  6. Reportagem do Jornal de Toronto de maior circulação Toronto Star.http://www.thestar.com/living/fashion/article/809226–carnival-with-a-cause
  7. FANTASTICO- TV GLOBO, para assistir a reportagem da Gloria Maria sobre Canadá destacando o Baile 2004.

 

Versailles 2002

varsailles_picEvento histórico e inédito no intercâmbio culturalBrasil-França, o Brazilian Ball, em parceria com oInstitut Pasteur de Paris, no intuito de beneficiar programas de treinamento científico para pesquisadores brasileiros na luta contra doenças infecto-contagiosas, cruzou o Atlântico para levar à Europa a alegria, o luxo e o esplendor das produções carnavalescas. O baile realizou-se no dia 28 de setembro de 2002, no Palácio de Versalhes, França, sob o patrocínio do então Presidente da França, Jacques Chirac; a saudosa Condessa de Paris, sua realeza, a Princesa Isabelle de Orleans e Bragança e um grupo prestigioso de patronos internacionais.

Clique aqui para visualizar o convite de Versalhes.

Nessa noite verde-e-amarelo exaltando o Brasil, o Palácio de Versalhes caiu no samba. A festa foi embalada pela beleza da top Daniella Sarahyba e pelos ritmos das escolas de samba. O desfile deixou extasiados os cerca de 800 convidados. A escolha do consagrado samba-enredo histórico, (com os versos Liberdade! Liberdade! Abra as asas sobre nós) foi perfeita. Nossa princesa Isabel, que libertou os escravos, era avó da Condessa de Paris, que presidiu o evento e, emocionada, recebeu a rosa de ouro, símbolo da liberdade, das mãos da modelo Daniella Sarahyba.

O Brazilian Ball está em fase de desenvolver o projeto para re-edição do baile em Versalhes.

Clique aqui para visualizar a cobertura da revista CARAS do Brazilian Ball em Versalhes.

 

Recrutamento 2011

Quer se candidatar para o elenco no próximo Brazilian Ball?
Precisamos de artistas e modelos com esses perfis:

  1. Bailarinos(as), Dançarinos(as)
    Homens: Mínimo de 1,85m
    Mulheres: Mínimo de 1,72m
    Perfil de modelos
  2. Modelos
    Homens: Mínimo de 1,88m
    Mulheres: Mínimo de 1,75m

  3. Sambistas profissionais
    Homens: Mínimo de 1,85m
    Mulheres: Mínimo de 1,72m

  4. Capoeiristas masculinos acrobáticos
    Mínimo de 1,85m
    Perfil de modelos

  5. Atrações circenses
    Atrações que funcionariam dentro de um desfile de carnaval
    (por exemplo: mágicos não funcionariam)

    Favor mandar currículo, composite, fotos e/ou vídeo clip para:

    bcbprod@yahoo.com.brInformações gerais:
    O Quadragésimo Quinto Brazilian Ball se realiza no dia 16 de abril de 2011, e beneficia o Royal Ontario Museum com uma parte da arrecadação revertida para um beneficiado no Brasil a ser escolhido.
Viagem, saída Brasil, 4ª, dia 13 de abril
Chegada Toronto, 5ª, dia 14 de abril
Baile, Sábado, dia 16 de abril
Saída Toronto, 2ª, dia 18 de abril
Chegada Brasil, 3ª, dia 19 de abril
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestShare on RedditEmail this to someone
Share this page with your friends.